CÃES-GUIAS


Magnus inaugura moderno Centro de treinamento de cães-guias

Com atitude inovadora, instituição tem o objetivo de formar em média 60 cães-guias por ano para serem doados a deficientes visuais



São Paulo, 28 de setembro de 2018 – Considerado um dos mais completos do país, o Centro de Treinamento de cão-guia do Instituto Magnus acaba de ser inaugurado, em uma cerimônia na sede, construída em uma área de 15 mil m² na cidade de Salto de Pirapora (SP), região de Sorocaba, interior de São Paulo. Gerida pelo Grupo Adimax Pet, responsável pela fabricação das marcas Magnus, Fórmula Natural e Qualidy, a instituição é uma iniciativa sem fins lucrativos especializada no treinamento de futuros cães-guia e que oferece gratuitamente assistência aos deficientes visuais.

Com instalações consideradas de primeiro mundo, o local conta com canil para 48 cães, maternidade canina, amplo espaço para o treinamento de cães-guias e hotel com capacidade para acomodar 8 pessoas, já que os usuários de cão-guia também precisam de treinamento para entenderem como trabalharem juntos. “Para criar o Instituto Magnus investimos em pesquisas, estudos e análises do que o mercado necessitava. Trouxemos alguns dos melhores profissionais e especialistas que estão nos ajudando a construir e realizar sonhos para dar uma nova perspectiva, autonomia e segurança para essas pessoas com deficiência visual”, comenta Thiago Pereira, gerente geral do Instituto Magnus.


De acordo com dados do IBGE divulgados em 2016, no Brasil existem cerca de 7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual e em torno de 1 milhão apresenta limitação severa na visão. Porém, o número de cães-guia em atividade no país não chega a 200, o que torna o acesso aos animais muito restrito. George Harrison, especialista do Instituto Magnus, comenta que de início a meta é entregar 60 cães-guia por ano, mas para que isso aconteça é preciso enfrentar um grande desafio pela frente. “Temos a missão de engajar cerca de 200 famílias de Sorocaba e região, ao longo dos anos, para que se tornem voluntárias em acolher um cão e tenham a responsabilidade de socializá-lo no primeiro ano de vida. Os interessados podem fazer o cadastro direto no site do Instituto: www.institutomagnus.org”, ressalta.

De acordo com Harrison, o papel das famílias socializadoras no primeiro ano dos filhotes é essencial. Elas têm o compromisso de expor os pets a uma rotina diária que conta com tarefas como, andar em transporte coletivo, passear em espaços públicos, conviver com outros animais e pessoas, entre outras atividades. Todos os custos, desde alimentação, medicamentos, acompanhamento veterinário, adestramento são de responsabilidade do Instituto Magnus.  Após o período de aproximadamente um ano de socialização, os cães são devolvidos ao Instituto para receber o treinamento adequado para ser guia. O processo todo dura cerca de 18 meses até que o cão possa ser destinado a um deficiente visual, que participa da última etapa de treinamento do animal para se adaptar ao novo companheiro.

 O evento de inauguração contou com a participação de personalidades importantes que abraçaram a causa como, a apresentadora e parceira da marca, Ana Maria Braga; e a modelo, apresentadora e empresária, Ana Hickmann que participa como família socializadora com a cadela Kira, que recebeu no fim de 2017 para a primeira etapa da formação de um cão-guia.

Postagens populares