Check-up e rações terapêuticas auxiliam na prevenção
de doenças dos cães na Terceira Idade

Animais estão propensos a desenvolver diversos tipos de doença nessa fase da vida. Cuidados especiais na escolha da alimentação e avanços na medicina veterinária garantem melhor qualidade de vida ao animal idoso

A expectativa de vida dos animais domésticos tem aumentado graças aos avanços na medicina veterinária e novas tecnologias aplicadas em produtos e serviços para pets. Com essa nova realidade, muitos animais chegam a terceira idade, fase que precisam de cuidados especiais.
         
Assim como os humanos, os animais idosos apresentam mudanças na aparência, comportamento e saúde. Animais de pequeno porte são considerados idosos a partir dos 9 anos de idade, já os cães maiores envelhecem mais cedo e entram na terceira idade a partir dos 6 anos.
         
Nesse período é importante que o animal passe por um check-up médico a cada seis meses, que auxilia a detecção com antecedência ou fase inicial de doenças cardíacas, ósseas, câncer e diversos outros problemas que atingem os animais idosos.
   
O check-up é composto por consulta médica, hemograma, exame de urina, ultrassonografia, raio-x, eletrocardiograma e ecocardiograma. "Algumas raças têm predisposição a desenvolver determinadas doenças, principalmente na terceira idade. Com o acompanhamento médico periódico é possível identificar o surgimento de diversas alterações em estágio inicial, facilitando o tratamento e garantindo uma melhor qualidade de vida ao animal", destaca a veterinária Dra. Valéria Correa, responsável técnica e gestora clínica do Grupo Pet Center Marginal.
A alimentação do animal na terceira idade também merece uma atenção especial. Com o passar dos anos há uma diminuição do metabolismo, massa muscular e necessidade energética, que favorecem o ganho de peso e os problemas decorrentes da obesidade.
      
Nessa fase é indicado que o animal comece a consumir ração específica para idosos, que tem em sua formulação componentes importantes para retardar o envelhecimento, prevenir desgastes nas articulações a ajudam na digestão. "Hoje no mercado pet temos também rações específicas para determinadas raças e também para animais que sofrem com algumas doenças, como diabetes e problemas renais. Antes de escolher uma ração para seu animal, é indicado conversar com um médico veterinário, que avaliará a condição do animal para indicar a ração ideal para atender suas necessidades", ressalta Dra. Valéria.
     
Na terceira idade o animal passa a ficar menos ativo e passa horas dormindo. O indicado é que o dono entenda essa fase do animal, porém o estimule para passear e realizar atividades físicas, embora em menor intensidade do que o habitual, para evitar a sobrecarga nas articulações. "O proprietário não precisa evitar os exercícios, mas deve respeitar a condição do animal. Uma caminhada leve e pequenas atividades, até mesmo dentro de casa, ajudam a manter sua vitalidade", diz Dra. Valéria.
     
E com a queda do metabolismo, os animais idosos têm tendência a sentir mais frio e ficam mais propensos a desenvolver problemas de saúde consequentes de ventos e umidade, como a pneumonia. "Prepare uma cama confortável para o seu animal e nos dias mais gelados, se precisar, coloque roupa nele, para evitar que sinta frio e possa descansar com qualidade", conclui Dra. Valéria.

Dicas para manter a qualidade de vida do animal idoso

• Mantenha a vacinação e vermifugação em dia
• Faça visitas regulares ao veterinário para um acompanhamento preventivo
• Evite mudanças bruscas na rotina e no ambiente que o animal vive
• Adote uma alimentação adequada, de acordo com a necessidade do animal
• Evite atividades físicas em excesso, sempre respeite a vontade e condição do animal
• Tenha paciência frente a erros cometidos, como urinar no local errado.
• Ofereça um local confortável e protegido do frio para que ele possa descansar
• Mantenha um vínculo afetivo com ele. Animais idosos são mais propensos a desenvolver depressão.



Dicas da veterinária Dra. Valéria Correa do PET CENTER MARGINAL


Postagens populares