Adotar macho ou fêmea?
Posted By: Caetano Zonaro

Quando você decide adotar um animal de estimação, fica a dúvida: “adoto um macho ou uma fêmea?”. Normalmente, as diferenças comportamentais ocorrem mais devido à raça dos cães. Mesmo assim, é possível destacar algumas particularidades. Conheça as características de cada um que podem ajudar na hora da escolha:

Machos:
Os cães machos aprendem logo cedo a levantar a pata para fazer xixi, um comportamento típico de um animal dominante que quer “marcar território”. Por isso, se for ter dois cães machos, certifique-se de que um se acostume com o outro cuidadosamente. Os machos também tendem a ser mais distraídos e agitados, mas são excelentes guardas para a casa.

Fêmeas:
As cadelas tendem a ser mais calmas e atentas. Também são mais atreladas ao dono e à família – um comportamento relacionado ao instinto materno. Por isso, são excelentes animais de companhia. Elas também entram no cio, que é o período reprodutivo e que resulta em um pequeno sangramento similar à menstruação humana. A cadela entra no cio pela primeira vez a partir dos 6 meses (raças pequenas) ou até 1 ano de idade (raças médias a grandes). Esse período se repete duas vezes por ano e dura 21 dias.

A importância da castração:
Macho ou fêmea é importante que os animais sejam sempre castrados. Quando se trata de castração, é importante ressaltar que o procedimento reduz o risco de tumores e infecções uterinas, evita ninhadas indesejadas e diminui o hábito de demarcar território dos machos, que também fica mais calmo. Além disso, castrar não dói nada. Os animais são anestesiados e recebem a devida assistência dos médicos veterinários para que tenham o menor desconforto possível. A castração é um procedimento que previne doenças, garante mais longevidade e saúde para os pets. Quem não pode arcar com os custos de uma castração cirúrgica, existem campanhas de castração gratuitas e com baixo custo, coordenadas pelas prefeituras e associações protetoras de animais.

Fonte: Célia Regina Palhares Oliveira, médico veterinário do Hospital Dog Saude.


Foto divulgação: banco de imagens.

Postagens populares