A depressão canina pode ter várias causas

Como identificar e tratar a depressão em cães

Posted By: Caetano Zonaro

Um cachorro calmo é diferente de um cachorro deprimido. Muitas vezes, o cão está com depressão e o dono não percebe. O cachorro calmo gosta de brincar, ele se anima quando o dono chega, come normalmente, adora passear… Enfim, ele “gosta de viver”. Mas como identificar e tratar a depressão canina?

Motivos para um cão ficar deprimido:
Mudanças na rotina
Se todos os dias o cão saía para passear em determinado horário e agora não sai mais. Quando nasce um bebê na família e ele não recebe mais atenção. Se o dono brincava com ele todos os dias e não brinca mais. Quando chega um novo cachorro em casa e o antigo ficou de lado.
Mudanças de local
O cão pode estranhar uma mudança de ambiente. Se ele morava em um apartamento e se mudou para outro ou se estava em um abrigo e agora foi adotado.
Morte de pessoas queridas ou cães próximos
Lembre da história do Hachiko, o Akita que esperou por anos seu dono chegar na estação de trem e ele nunca chegou, pois havia morrido. Cães criam ligações fortes com quem convive com ele e quando esse alguém vai embora, ele não entende a morte e fica muito triste.
Perda da liberdade
Se antes ele morava em uma fazenda ou em uma casa com o quintal enorme e agora ele vive em um apartamento de 50 m² e mal sai para passear.
Período de doença
Os cães que tiveram alguma doença grave acabam ficando muito estressados porque a rotina deles mudou. Por exemplo, se o cão teve que ficar deitado por muitos dias ou se não pôde sair para passear. Após se recuperarem da doença em questão, não é incomum que se sintam deprimidos.

Sintomas da depressão canina:
Isolamento (o cão não fica mais perto das pessoas da casa como antes);
Falta de apetite (começa a rejeitar a ração);
Tristeza e apatia (não liga para a bolinha e para passeios, não tem entusiasmado para nada).
Como prevenir a depressão canina:
Evite situações estressantes para o seu cachorro e tome cuidado ao criar hábitos que não conseguirá cumprir por toda a vida do cão. Por exemplo, se você passeava três vezes por dia com o seu cão porque estava desempregado, mas agora passa o dia todo trabalhando e passeia só uma vez, ele vai sentir. Só crie hábitos que você sabe que poderá manter. Se algo acontecer, por exemplo, com os passeios, considere contratar um passeador ou deixar o cão em uma creche para cães durante o dia.
Tenha certeza de dar atenção ao seu cachorro o máximo possível. Eles precisam de carinho. E principalmente, dê atenção para ele se alguma coisa na rotina da família mudar. Um novo bebê, uma mudança de cidade, mudança de apartamento, chegada de um novo animal de estimação…

Tratamentos para depressão canina:
Veterinário
Se, mesmo depois de dar atenção, passear, brincar e tentar reanimar o seu cão, ele não responder positivamente, considere procurar um médico veterinário.
Remédios
Remédios alopáticos (antidepressivos utilizados em humanos), Florais de Bach e homeopatia podem ser prescritos pelo médico veterinário quando ele diagnosticar a depressão em seu cachorro.
Terapia
Procure um terapeuta de cães que irá trabalhar a parte psicológica com seu cachorro e lhe dará todas as orientações necessárias.
Dê mais atenção ao seu cachorro
Mude o que você possivelmente estava fazendo de errado. Dê mais carinho, atenção, brinque com ele, leve-o para passear mais vezes. Faça com que o seu cachorro tenha vontade de viver novamente.
Fonte: site Tudo Sobre Cachorros.

Foto: Zaba

Postagens populares