Se o seu cão está doente ou passou por uma cirurgia, ele pode perder o apetite

Como incentivar um cão doente a comer

Posted By: Caetano Zonaro
Enquanto seu cão está em recuperação de uma doença ou cirurgia, ele pode perder o apetite. Na maioria das vezes, você terá de incentivá-lo a comer com a ajuda de medicamentos. Nutrição e alimentação adequada também são muito importantes. Confira algumas dicas:

Como incentivar o seu cão a comer
Dietas concentradas recomendadas pelo veterinário são especialmente formuladas para fazer com que seu cão coma. Mas pode acontecer que, mesmo assim, seja necessário algum encorajamento extra para alimentar seu cão:
• Dê ao seu cão pequenas quantias, frequentemente. Divida a porção diária em muitas refeições frescas.
• Aqueça o alimento para pouco abaixo da temperatura corpórea. Não tente dar a seu cão comida muito quente.
• Deixe o alimento ao lado de seu cão por cerca de 10 a 15 minutos, depois remova se ele não demonstrar interesse. Ele provavelmente irá comer comida fresca se oferecer mais tarde.
• Se nenhuma dessas dicas funcionou, tente colocar o alimento em sua mão e ofereça ao seu cão. Pode ser que o seu cheiro estimule o apetite do animal.

Dietas especiais para o seu cão
Boa nutrição é muito importante para um cão doente, ferido, que passou por uma cirurgia ou que não come há alguns dias. Fornecer a quantia correta de nutrientes de alta qualidade também previne com que o corpo do animal use os próprios tecidos como fonte de energia.
Todos os cães precisam de uma dieta balanceada. Além do mais, quando um cão está se recuperando, ele necessita de todos os nutrientes essenciais, como proteínas, gorduras e carboidratos, minerais, vitaminas – nas proporções corretas. Já que a quantidade de nutrientes de que ele precisa pode variar, sua dieta normal pode não providenciar o equilíbrio correto. Portanto, siga as instruções do veterinário.

Alimentação durante a recuperação
Já que boa nutrição é essencial quando um cão está se recuperando de alguma doença, ferimento ou cirurgia, pode ser que o veterinário recomende uma alimentação especial.
Uma dieta concentrada é importante para um cão com apetite reduzido porque ele pode receber todos os nutrientes de que precisa mesmo se comer menos do que normal. Pode ser que o veterinário recomende uma dieta líquida como fonte de nutrição completa ou como complemento dietético.
Se seu cão recebeu uma dieta concentrada no hospital, pode ser que o veterinário peça para continuar a dieta enquanto estiver se recuperando em casa.
Seu cão deve sempre ter acesso à água limpa e fresca. Se não pode se mover, ofereça água para o animal.

Necessidades médicas durante a recuperação
É necessário ficar atento em um cão enquanto ele está se recuperando. Acaricie e cuide de seu pêlo delicadamente, ficando de olho em mudanças em sua pelagem e pele. Se o animal foi ferido ou passou por uma cirurgia, preste atenção para ver se há vermelhidão ou líquido saindo. Perda ou ganho de peso, calombos ou inchaços, vômito ou diarreia também merecem atenção. Avise o veterinário imediatamente caso perceba algum desses sinais ou outros diferentes.

A importância da medicação
Lembre-se sempre de seguir o tratamento recomendado pelo veterinário ao pé da letra. Não pare de dar o remédio porque seu cão parece melhor. Isso pode fazer com que ele fique pior ou que tratamentos futuros sejam mais difíceis. Se achar que seu cão está reagindo mal a qualquer remédio, fale com o veterinário imediatamente.
O veterinário pode ensinar-lhe a dar o remédio. Tente dar pílulas da forma mais cuidadosa possível, elogiando o animal quando tiver engolido o remédio. Caso seu cão esteja comendo, pode ser possível dar-lhe remédios em sua comida. O veterinário pode explicar como fazer isso.

Seu cão precisa dormir, descansar e de muita paz
Enquanto está se recuperando, seu cão pode se sentir fraco e se cansar facilmente. Provavelmente passará mais tempo descansando ou dormindo. Não se preocupe, essa é uma reação natural provocada por doenças ou cirurgia. Isso quer dizer que seu cão está conservando energia enquanto os tecidos se recuperam e seu corpo volta ao normal
Quando ligar para o veterinário?
• Grande aumento de sede e quantia de água ingerida.
• Tosse persistente ou respiração abdominal.
• Diarreia ou vômito por mais de 24 horas.
• Perda de apetite por mais de 24 horas.
• Fraqueza ou letargia.
• Inchaço, fedor ou mudança de cor na pele ao redor do curativo.
• Se um curativo sair do lugar, cair ou for roído.
• Se o cão insiste em roer um curativo ou lamber uma ferida.
• Manquidão ou uma mudança na forma em que o cão anda ou corre.
• Balanço da cabeça persistente, coçar excessivamente ou patadas nas orelhas.
• Raspagem do quadril no chão.
Fonte: Pedrigree.

Foto: reprodução.

Postagens populares